segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Katia Guerreiro ao vivo a 13 de Novembro no Coliseu de Lisboa

Corria o Verão de 2001 quando na rádio se começou a ouvir uma nova voz a cantar fado. Estamos a falar de Katia Guerreiro e do seu disco de estreia FADO MAIOR, que recebeu os elogios da crítica e atingiu o Galardão de Disco de Prata, ao mesmo tempo que era nomeado para os Prémios José Afonso.

Desde esse longínquo Verão até hoje decorreram 10 anos, em que Katia construiu uma carreira, pontuada por momentos inesquecíveis. São estes 10 anos que a artista vai comemorar no próximo dia 13 de Novembro no Coliseu de Lisboa, num concerto único que promete ser surpreendente.

Katia Guerreiro é hoje uma intérprete reconhecida como uma das embaixadoras da música portuguesa. O mundo abriu-lhe as portas e são inúmeros os concertos que tem dado além fronteiras. França, Bélgica, Japão, África do Sul, Turquia, Itália, País de Gales, Egipto e Suíça são apenas alguns dos muitos países onde ela, orgulhosamente, levou o nome de Portugal.

A crítica estrangeira tem-lhe tecido os maiores elogios e a cadeia Japonesa de televisão NHK, a par da TV MEZZO, dedicaram-lhe dois programas. Durante o ano de 2004 e a convite do Governo Português, actua em recepções oferecidas a altas individualidades, de visita a Portugal, ou deslocando-se em visitas oficiais, integrada na comitiva oficial portuguesa. Nas comemorações do 30º aniversário da Revolução de Abril, Katia Guerreiro foi uma das 30 personalidades distinguidas entre as que mais se notabilizaram nas diversas áreas.

No seu curriculum conta, além de muitos outros músicos com quem fez parcerias, com três nomes grandes da música brasileira: Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Martinho da Vila.

Katia Guerreiro acaba de retribuir um convite da Orquestra da Baixa Normandia, com quem fez este ano uma tournée de 10 concertos memoráveis em França, convidando por sua vez a Orquestra a actuar em Portugal em dois espectáculos que tiveram lugar no passado dia 16 de Setembro.
Poucos dias antes do concerto comemorativo dos 10 anos de carreira, ser-lhe-á entregue o prémio “MELHOR INTERPRETE DE FADO” da Fundação Amália Rodrigues, que anualmente atribui os Prémios Amália. Por tudo isto, e principalmente para agradecer ao público fiel que sempre a acarinhou ao longo destes 10 anos que Katia Guerreiro prepara este espectáculo em que promete surpresas e convidados especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário