quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Culturgest apresenta a exposição "Silvæ" de João Queiroz.

Esta exposição, a primeira apresentação antológica do trabalho do artista, procura dar a conhecer a complexidade e a diversidade da prática artística de João Queiroz, rearticulando um conjunto muito vasto de pinturas e de desenhos realizados ao longo dos últimos vinte anos.

A exposição estará patente ao público até 9 de Janeiro de 2011 (segunda a sexta-feira das 11h00 às 19h00; sábados, domingos e feriados das 14h00 às 20h00; encerra à terça-feira).
Os bilhetes têm o preço de 2 Euros.

Com uma trajectória artística iniciada ainda na primeira metade da década de 1980, João Queiroz (Lisboa, 1957) é hoje considerado em Portugal autor de uma obra de excepcional singularidade e de enorme relevância no contexto das práticas contemporâneas de pintura.

Esta exposição congrega uma vasta selecção de pinturas e de desenhos realizados ao longo dos últimos vinte anos, na sua maioria desde 1998, ano em que passou a tomar o género da paisagem como quadro de referência. Mas inclui um conjunto significativo de obras anteriores, pouco conhecidas, em que o artista investigou a relação entre superfície e forma, e recorreu à escrita para explorar modos de constituição da imagem e apelar a modos de percepção libertos dos hábitos e das categorias determinados pela linguagem.
A investigação que João Queiroz tem vindo a desenvolver na pintura e no desenho, tendo como horizonte a construção de novos modos de percepção e de conhecimento, de relação do sujeito com o mundo, foi aprofundada e radicalizada a partir do momento em que o artista tomou a natureza como referente exclusivo do seu trabalho. A experiência de percepção da natureza, a atenção aos acontecimentos que nela se manifestam, repercute-se no processo de realização das obras, sendo no entanto mediada pela memória, reconduzida pelo processo imaginativo, interpretada e transformada pelos protocolos e procedimentos da pintura e do desenho – pela constituição de relações entre formas, entre cores, entre gestos com diferentes intensidades e expressões, entre o pormenor e a estrutura compositiva.

Esta exposição desvenda o território que João Queiroz tem vindo a desbravar, um território (por outras palavras, um léxico e uma gramática) continuamente alargado e aprofundado pelo artista na sua exploração das possibilidades da pintura e do desenho enquanto modos de constituição de novos modos de ver.
As visitas guiadas à exposição terão lugar nos domingos 24 de Outubro, 14 de Novembro e 12 de Dezembro, sempre às 17h.

Sem comentários:

Enviar um comentário