segunda-feira, 25 de outubro de 2010

EMAC já recolheu mais de mil litros de óleos alimentares usados

Só nos primeiros três meses de recolha de óleos alimentares usados (OAU) no Concelho de Cascais, foram encaminhados para valorização mais de mil litros deste resíduo, o suficiente para a produção de 980 litros de biodiesel.

Estes resíduos, resultantes da actividade doméstica, hoteleira, de restauração e industrial, são valorizados com o objectivo de minimizar o seu impacto ambiental.

A par da produção de biodiesel, os OAU poderão também ser utilizados para a valorização de processos de digestão anaeróbia, contribuindo para a produção de energia térmica e eléctrica.

Também na produção de sabão, são incorporados no processo como matéria-prima auxiliar, reduzindo a aplicação de matérias-primas virgens. Podem igualmente servir para produção de velas, massa consistente lubrificante, detergentes e graxas.

Para a recolha dos OAU, a EMAC instalou 30 equipamentos distribuídos por todas as freguesias do Concelho, junto de superfícies comerciais, postos de abastecimento, delegações da PSP, centros de apoio da própria empresa e do complexo multi-serviços da Câmara Municipal de Cascais.

Sem comentários:

Enviar um comentário