quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rotas & Rituais 2010 no Cinema São Jorge e Padrão dos Descobrimentos

"Imigrantes, os Emigrantes que somos” é o tema da 3ª edição de Rotas & Rituais, patente no Padrão dos Descobrimentos e no Cinema São Jorge de 15 a 30 de Novembro.

Rotas & Rituais traz a Lisboa uma reflexão sobre os movimentos migratórios globais e a diversidade cultural das sociedades contemporâneas através de várias manifestações artísticas.

Tatiana Macedo é a autora das duas exposições de fotografia do Rotas & Rituais abertas ao público no Padrão dos Descobrimentos a partir de 15 de Novembro - Luso-Tropicália - e no Cinema São Jorge a partir de 16 de Novembro - Imigrantes, Emigrantes somos nós.

Rotas & Rituais apresenta, no Cinema São Jorge, seis concertos de música pop contemporânea que testemunham a diversidade das origens e das influências musicais presentes no solo português. Couple Coffee, Sagas, Mister Lizard, Os Dias de Raiva, Boss AC e Cacique 97 sobem ao palco do Cinema São Jorge e vão aquecer as noites de inverno que se aproximam.

Rotas & Rituais propõe, também no Cinema São Jorge, um ciclo de onze filmes que aborda o tema da migração sob várias perspectivas, no qual constam documentários e ficções nacionais e internacionais premiados como Bab Sebta, de Frederico Lobo e Pedro Pinho (1º Prémio de Longa-Metragem Portuguesa do DocLisboa 2008) e Swagatan, de Catarina Alves Costa (Prémio Planète no Bilan du Film Etnhographique, Paris, 1999).

O Cinema São Jorge acolhe ainda três conferências que vão colocar na mesa questões como a identidade e a integração das populações migrantes na sociedade portuguesa.

Rotas & Rituais lança ainda um desafio aos mais pequenos (dos 6 aos 12 anos): o atelier Entre Fronteiras tem lugar de 17 a 21 de Novembro no Padrão dos Descobrimentos e convida a uma viagem ao mundo das viagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário