quinta-feira, 30 de setembro de 2010

”Ilusão (ou o que quiserem)” de Luisa Costa Gomes vence Prémio Literário Fernando Namora

Por unanimidade do Júri, está encontrado a vencedora da 13ª edição da Prémio Literário Fernando Namora, instituído pela Estoril Sol. A escolha do Júri recaiu, desta vez, em Luísa Costa Gomes e no seu titulo “Ilusão (ou o que quiserem)”, um romance que é a história de uma separação, mas também de uma paixão obsessiva, de uma viagem patética, de um projecto que corre bem demais, e de outras peripécias.

É, afinal, um romance satírico sobre um homem à procura da realidade, no meio de tontos, tantos fantasmas, vozes sem corpo, corpos sem voz, e da multidão de desconhecidos que faz parte da nossa vida de todos os dias.

Na Acta do Prémio pode ler-se que o Júri, presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, ao distinguir “Ilusão (ou que quiserem)”, teve em conta o facto desta obra de ficção ser “manifestamente inovadora, quer pela sua excelente construção, quer pelo
seu ágil registo estilístico de constante ironia, quer pela análise penetrante de alguns comportamentos tipo da actual sociedade portuguesa, muito em especial no tocante a
métodos pedagógicos aplicados nas escolas e à animação cultural na província, bem como à densidade da narrativa .

Luisa Costa Gomes é uma escritora lisboeta nascida em 1954. Licenciada em Filosofia, foi docente no ensino secundário, actividade que abandonou há alguns anos para se dedicar à escrita e à realização de Oficinas da Escrita em diversas escolas do País. É, também, cronista e tradutora, bem como responsável pela revista “Ficções”, dedicada à divulgação do conto, quer de autores portugueses, quer de autores estrangeiros.

Em 1982, Luisa Costa Gomes publicou a sua primeira obra, “ 13 Contos de Sobressalto”. Seguiram-se romances, contos e peças de teatro, entre os quais ”Nunca Nada de Ninguém”, o libreto da ópera “Corvo Branco” e “O Último a Rir”.

O seu primeiro romance, “O Pequeno Mundo”, ganhou o Prémio Dom Dinis, da Casa de Mateus e “Olhos Verdes” , o Prémio Máxima de Literatura. A colecção de contos, “Contos Outra Vez” ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores.
Com grande versatilidade, Luisa Costa Gomes publicou, igualmente, livros infantis, entre os quais “A Galinha que Cantava Ópera”.

O romance vencedor do Prémio Literário Fernando Namora, “Ilusão (ou o que quiserem)” foi publicado em Outubro de 2009, sob a chancela da Editora D. Quixote.
O Prémio Literário Fernando Namora, lançado em 1988, tem nesta sua edição o valor de 25 mil euros. O Júri, além de Vasco Graça Moura, foi integrado por Guilherme D`Oliveira Martins, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários e, ainda, por Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz,
convidados a título individual e Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol, entidade promotora do Prémio.

Recorde-se que estiveram a concurso cerca de meia centena de romances, relativos a 2009, incluindo alguns dos mais cotados escritores portugueses, o que é um testemunho bem elucidativo do prestígio alcançado por este Prémio Literário da Estoril Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário