sexta-feira, 11 de março de 2011

Pedro e os Lobos ao vivo no C.C. Olga Cadaval

Pedro e os Lobos é o novo projecto do compositor Pedro Galhoz que ao longo dos tempos, ficou conhecido por integrar formações de bandas como os LovedStone, banda que a par dos Blind Zero e Cool Hip Noise tiveram na génese da editora Norte Sul da Valentim de Carvalho.

Mais tarde Pedro Galhoz  formou os Plástica, banda que gravou um álbum pela Major EMI e mais três álbuns pela editora independente espanhola Discos Liliput e pela a Alemã Alive.

A Gibson Les Paul dourada era a sua imagem de marca e a par dos seus colegas Plástica fez várias Tours em Portugal e Espanha, marcou presença em múltiplos festivais (Vilar de Mouros, Sudoeste, Paredes de Coura, Lemon Pop, Optimus Alive, Contempopranea entre outros) .

Com os Plástica assinou ainda uma curta passagem por Inglaterra onde tocou no mítico clube The Cavern em Liverpool.

Algum tempo passado e muita estrada depois, Pedro Galhoz surge com um novo projecto, Pedro e os Lobos.

Pedro e os Lobos é um trabalho a solo onde o músico convida outros músicos a colaborar, é um projecto que nasce da observação, da experiencia e da inquietação.

A vocalista Nádia Sousa, conhecida pelas múltiplas colaborações com o maestro Vitorino de Almeida, Bruno Andrade, baterista que acompanha os Teratron, Carlos Meneses, contrabaixista e produtor sobejamente conhecido no mundo do Fado e ainda o vocalista João Beato são os músicos que acompanham Pedro Galhoz  neste disco de estreia de Pedro e os Lobos.

A surpresa no cruzamento de várias culturas e estilos musicais é desde logo notória neste primeiro disco.

Os ambientes cinemáticos onde a admiração pelo deserto é assumida, a paixão pelos velhos mestres do Blues, as guitarras empoeiradas e gastas, podem aqui coabitar com tascas Lisboetas ou com Tavernas de auto-estrada perdidas no meio da Andaluzia.

Aqui o tempo passa devagar, o eléctrico de outrora, muitas vezes torna-se acústico e fazer parte de conteúdos passageiros da moda, são uma recusa obrigatória.

A estrada, o palco, os amigos que partem e chegam em cada paragem, os amores, os dissabores, a esperança e as encruzilhadas que o destino e a vida em si nos reservam ao virar de cada esquina, são o mote para um conjunto de letras e músicas que relatam episódios da vida comum, aqui nas palavras do autor.

“Vi o azar passar-me ao lado” a imprevisibilidade e por vezes a fatalidade em determinado momento, coloca-nos em situações que testam toda a nossa capacidade enquanto seres humanos, sejam elas coisas boas ou coisas más que no acontecem, ou que vemos acontecer ás pessoas que mais prezamos.

Esta é uma música que questiona aquilo que chamamos de destino, o nosso destino.
“Foi por amor que me entreguei” é o primeiro tema de apresentação deste disco.
É uma canção sobre o amor Universal, sobre entrega incondicional, sem criar
qualquer expectativa de retorno, seja essa entrega por algo ou por alguém.
É uma canção sobre fé no que há-de vir, o acreditar nesse amor Universal que inexplicavelmente nos faz caminhar.

“Entre os dedos” certo dia ao deixar cair um objecto e ao querer apanha-lo do chão reparei que a perspectiva com que o vi através dos meus dedos era completamente diferente daquilo que ele representa na realidade.
Por vezes na vida acontece o mesmo, precisamos de mudar  de ângulo , para criarmos diferentes juízos de valor sobre o que nos rodeia e afinal reparar no que é realmente importante para cada um de nós.

“Andaluzia” é a música que fecha o disco, é um instrumental em jeito de singela homenagem a todos os grandes músicos desconhecidos que trilham um caminho que é seu, de guitarra ás costas.
“É só um momento” canção que abre o disco, fala-nos exactamente do quanto somos frágeis enquanto seres humanos e do quanto estamos expostos no nosso dia-a-dia a situações que não dominamos e que num piscar de olhos nos podem transformar por completo, para sempre.

“Debaixo da pele” a vida dos outros é infelizmente um dos maiores assuntos do nosso quotidiano, viver a vida dos outros por não ter vida própria e não aceitar isso como uma critica vinda de outro, levou-me a fazer esta música.

Concerto de apresentação dia 18 de Março de 2011, pelas 22h, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou via http://www.ticketline.pt/.
O preço dos bilhetes será de 10€ e terá como oferta o CD ao presentes dia 18.

Sem comentários:

Enviar um comentário