quinta-feira, 17 de março de 2011

Maria Cavaco Silva e a embaixatriz dos Estados Unidos na exposição de António Joaquim em Cascais

Ao início da tarde do dia 16 de Março, Maria Cavaco Silva visitou a exposição de Pintura, “trabalhos a partir de 2003”, do pintor de Santa Maria da Feira, António Joaquim.

Poucos minutos depois a exposição deste autor, inaugurada no passado dia 5, era também visitada pela embaixatriz dos Estados Unidos.

As duas damas percorreram demoradamente a exposição, na companhia do seu autor, que se deslocou expressamente de Vila Nova de Gaia, onde reside, para receber a Primeira-Dama, tendo tido a agradável surpresa de também ali encontrar a embaixatriz americana. As duas ilustres visitantes registaram no livro de comentários a sua agradabilíssima impressão sobre a excelência da mostra de pintura, que acabavam de visitar.

Nesta exposição, António Joaquim, um dos mais qualificados, se não o mais qualificado paisagista (rural e urbano) da actualidade, autodidacta desde os 18 anos, quando começou a pintar, até ao presente, num momento em que conta 85 anos, apresenta 40 trabalhos, na sua maioria acrílicos e alguns óleos.

António Joaquim é muito justamente considerado o autodidacta que mais alto subiu em Portugal nas artes plásticas, sendo a exposição que apresenta actualmente na Galeria de Arte do Casino Estoril, considerada o culminar da sua carreira artística.

A exposição ficará patente ao público todos os dias, até 13 de Abril, das 15 às 24 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário