terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sharon Jones & The Dap-Kings e Mayer Hawthorne no Cascais Cooljazzfest'11


A soul está de volta ao Cascais Cooljazzfest'11 a lembrar o que de melhor se fez nos anos 60. Dois nomes, dois estilos com um denominador comum. A paixão pela música soul.
SHARON JONES & THE DAP-KINGS

Lafaye Sharon Jones nascida a 4 de Maio de 1956 é a vocalista dos SHARON JONES & THE DAP-KINGS, uma banda que se encontra na vanguarda de um movimento revivalista que visa recuperar a alma e o sentimento do funk como era nos finais da década de 60 e meados de 70.

Em pequena Jones cantou em corais de igreja e na adolescência fez backing vocal para algumas bandas de funk e disco. Já com uma idade avançada mudou-se para Nova Iorque, e na ausência de qualquer contrato de gravação como cantora a solo, desempenhou as funções de agente penitenciário em Rikers Island e como guarda de veículos blindados para a Wells Fargo Bank.

Foi em 1996 que Jones se reencontrou com a música quando dois produtores da Desco Records se preparavam para gravar um disco com os Lee Fields. Nessa altura os Dap-Kings eram os Soul Providers e tinham uma participação no projecto. Sharon Jones foi a voz de apoio, e assim finalmente a sua carreira começava a despontar. Já com 51 anos o destino quis que se cruzasse com o produtor de Amy Winehouse, Mark Ronson, que após ouvir os discos de Jones rumou a Nova Iorque para contratar os Dap- Kings para juntos participarem no álbum BACK TO BLACK de Winehouse.

Os álbuns 100 DAYS 100 NIGHTS e DAP DIPPIN’WITH SHARON JONES AND THE DAP-KINGS, foram os CDS que projectaram a banda para a ribalta.
I LEARNED THE HARD WAY de 2010 é um disco com uma sonoridade vintage. Produzido pelo experiente Bosco Man, que tal como nos álbuns anteriores incutiu uma sonoridade rústica recorrendo ao mínimo de tecnologia possível na gravação dos temas.

James Brown, Otis Redding e Ike & Tina Turner são algumas das referências de Jones. Em 2009 fez um dueto com Michael Bublé “Baby (You’ve Got What It Takes)” para o álbum CRAZY LOVE.
Dia 4 de Julho no cenário natural do Parque Marechal Carmona vai poder comprovar tudo isso quando SHARON JONES & THE DAP-KINGS subirem ao palco.
MAYER HAWTHORNE

Nascido a 2 de Fevereiro de 1979 em Ann Arbor no Michigan. MAYER HAWTHORNE sediado em Los Angeles é aquilo a que podemos chamar o homem dos sete ofícios. Cantor, compositor, produtor, arranjador, engenheiro de som, DJ, rapper e multi-instrumentista.

O seu álbum de estreia A STRANGE ARRANGEMENT editado sob o selo da conceituada editora Stone Throw, recebeu críticas entusiastas um pouco por toda a parte. De MAYER HAWTHORNE podemos afirmar que é a última grande revelação da soul. A sua música é directamente influenciada pelos anos 60, a idade de ouro de editoras tão míticas e importantes como a Motown e a Stax.

Nos concertos ao vivo HAWTHORNE apresenta-se com uma banda cheia de Groove, o que torna as suas actuações ainda mais grandiosas.
MAYER HAWTHORNE é o convidado do Cascais Cooljazzfest dia 7 de Julho no Parque Marechal Carmona. Quando as luzes se apagarem e ele entrar em palco, vamos poder confirmar toda a energia e ritmo contagiante que imprime nos seus espectáculos.

OUTROS NOMES QUE COMPÕEM O CARTAZ DESTA 8ª EDIÇÃO:
CASCAIS COOLJAZZFEST

SHARON JONES & THE DAP-KINGS - 04 JULHO,Pq. Marechal Carmona
MAYER HAWTHORNE - 07 JULHO, Pq. Marechal Carmona
MARIA SCHNEIDER DIRIGE A ORQUESTRA JAZZ MATOSINHOS - 23 JULHO, Pq. de Palmela
JAMIE CULLUM - 29 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo

Sem comentários:

Enviar um comentário