sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

My Choice - Obras seleccionadas por Paula Rego na Colecção do Bristish Council

Entre o dia 10 de Fevereiro e o dia 12 de Junho de 2011 a Casa das Histórias Paula Rego apresenta a exposição My Choice, uma selecção de obras da colecção do British Council pela artista Paula Rego.

Partindo deste acervo constituído por mais de 8500 obras de artistas britânicos da contemporaneidade (séc. XX e XXI) a artista escolheu 120, maioritariamente desenhos e gravuras, mas também fotografia e pintura, que reflectem aspectos temáticos, narrativos e técnicos presentes frequentemente nas suas obras.

O critério de selecção traça-se naturalmente a partir dessas afinidades temáticas em torno de narrativas universais: nascimento, morte, amor, sexo. Destacam-se a série de 39 gravuras dos Contos dos Irmãos Grimm da autoria de David Hockney (1969), dez fotografias de Madame Yevonde e, provavelmente a obra mais emblemática desta exposição, Naked Girl with Egg (1980-81) de Lucian Freud.

My Choice é uma parceria conjunta entre a Fundação Paula Rego/Casa das Histórias, o British Council, a Fundação EDP e a Universidade de Coimbra. Depois da apresentação na Casa das Histórias, a exposição seguirá em Julho para o Porto no novo espaço Galeria Fundação EDP onde estará patente até Outubro, seguindo depois para a Casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra.

Legenda da imagem :
Yevonde, Machine Worker in Summer, 1937 - © Yevonde Portrait Archive

Sem comentários:

Enviar um comentário