terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A República na História - Ciclo de conferências no C.C. Olga Cadaval


O ciclo de conferências “A República na História – Gentes, Cidadania e Memória” pretende dar forma e conteúdo às Comemorações do Centenário da Implantação da República, em Sintra.

O programa que se realizará ao longo do ano de 2011, numa periodicidade de uma conferência mensal, procura intercalar a interpretação histórica dos acontecimentos e dos momentos vividos, então, com os seus reflexos no quotidiano e na sociedade ao longo dos cem anos subsequentes.

No programa de Comemorações do Centenário da Implantação da República no proximo dia 6 de Janeiro às 19h00 vai falar-se de Gentes, Cidadania e Memória com o Prof. António Reis.
Pelos espaços do Centro Cultural Olga Cadaval passarão nomes conhecidos do nosso meio académico, das diversas áreas intelectuais, como António Reis, Pacheco Pereira, António Ventura, Viriato Soromenho Marques, Ernesto Castro Leal, Vasco Vieira de Almeida, Rui Mário Gonçalves, Mário Viera de Carvalho, Nuno Júdice, Miguel Esteves Cardoso e Aniceto Afonso.

A Câmara Municipal de Sintra e o Centro Cultural Olga Cadaval afirmam, assim, a dualidade do pressuposto comemorativo do Centenário da Implantação da República, de evocar o 5 de Outubro e toda a herança republicana, no espírito festivo da memória, como forma de deixar, para as gerações futuras, a genuína comemoração e a constância de si mesma.

 A entrada é gratuita mediante levantamento de convite na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval, limitado à lotação disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário