quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sidsel Endresen - Jazz na Culturgest


Sidsel Endresen
Jazz · 27 de Abril · 21h30 · Pequeno Auditório
Preço único: 5 Euros

“Sem compromissos. Uma cadeira, um microfone e pouco mais. Sidsel Endresen leva a arte de cantar ao seu expoente máximo – e no entanto ela é completamente natural e sem cerimónias. A sua actuação inesquecível espantou o público e deixou-o num estado de puro transe.” Wollf von Rechenberg, Cityzene Kassel

A norueguesa Endresen tem uma abordagem única de voz que a conduz a explorações inusitadas tanto das suas capacidades físicas como do modelo da canção. Recorrendo ao rico património folclórico do seu país, a Noruega, a cantora impôs-se na cena internacional com a colaboração de músicos como Django Bates, Jon Christensen, Nils Petter Molvaer, David Darling e Bugge Wesseltoft (com o último mantendo, de resto, um celebrado duo), artistas de primeira linha de etiquetas discográficas como a ECM e a Jazzland.
 
Actualmente, apresenta-se, cada vez mais, em formato de solo absoluto, muito intimista e minimal. É o que fará neste concerto, acompanhada de uma kalimba, um simples copo, um gravador de cassetes portátil e uma velha "drum machine". A música que daí resulta pode parecer estranha e até desconcertante, mas na mesma medida em que é bela e hipnótica.

Sem comentários:

Enviar um comentário