segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Conversas na Aldeia Global "O Futuro Inventa-se" em Oeiras

No seu 6º ciclo, as Conversas na Aldeia Global associam-se às comemorações do centenário da Universidade de Lisboa.

Durante o ano de 2011, realizam-se um conjunto de conferências com a finalidade de suscitar a reflexão em redor das transformações e invariantes do nosso sistema educativo, designadamente, no que respeita aos valores, ao conhecimento e às competências a promover pela educação.

A história da educação de cada país representa sempre a evolução da sua própria estrutura, dos seus valores e ambições, das suas preocupações e opções quanto aos rumos futuros a trilhar. Com a crise planetária a atingir também a educação, o paradigma do ensino superior está a mudar a nível global.



Na primeira sessão, a decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, quinta-feira, dia 20 de Janeiro, pelas 21h30, António Câmara responde à questão "E qual é o papel que a universidade deve assumir no futuro do país?". Tendo por base a sua experiência pessoal como professor universitário e investigador nos Estados Unidos e em Portugal, vem falar-nos da temática também abordada no seu último livro "O Futuro Inventa-se".

António Câmara, vencedor do Prémio Pessoa 2006, sonhava ser tenista quando estudava engenharia, mas acabou por se destacar como pioneiro na investigação em informação geográfica. Desse seu trabalho de investigação resultou a criação da YDreams, uma empresa de sucesso na área do software para multimédia, realidade virtual e computação móvel. É ainda autor da obra "Voando com os Pés na Terra", uma compilação de textos publicados no Expresso, Exame, Jornal dos Arquitectos e Jornal de Letras. É actualmente professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e CEO da YDreams , além de Vice-Presidente da Direcção do Sport Algés e Dafundo.

A sessão conta com a moderação do jornalista Vasco Trigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário